Presidente da Funcaju participa de entrega do documento ‘Quero Cultura’ a ministro

Funcaju
29/08/2017 18h09
Início > Notícias > Presidente da Funcaju participa de entrega do documento ‘Quero Cultura’ a ministro

Em Brasília, participando de um fórum com os dirigentes de cultura de todo o país, o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, acompanhou nesta terça-feira, 29, a entrega do documento ‘Quero Cultura’ ao ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão. O documento é oriundo de manifestos do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Municípios Associados e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura em favor do desenvolvimento cultural brasileiro. O documento aponta alternativas para ampliar os investimentos na área.

Silvio Santos disse que o Ministério da Cultura passa por um processo de desmonte e desconstrução que fragilizam a sua estrutura. Segundo ele, os cortes orçamentários que foram de 43% nos últimos meses são imorais e inconstitucionais. “Por isso defendemos alguns pontos, como mais investimentos na área, a integralidade do Ministério da Cultura e o fortalecimento do diálogo com a sociedade civil e com os fóruns nacionais de dirigentes de cultura dos estados e municípios”.
 
O documento ‘Quero Cultura’ afirma que “a cultura tem papel central no desenvolvimento do país e não pode ser política suplementar e secundária. É neste sentido que o fortalecimento de políticas culturais coloca-se como pauta prioritária para todos os estados. O Ministério da Cultura é fundamental para a construção de um país cidadão. É preciso organizar o Sistema Nacional de Cultura nos 26 estados, no Distrito Federal e nos 5.570 municípios no Brasil. Esse é um desafio consistente que temos pela frente”.

O manifesto defende ainda o fortalecimento do perfil técnico do ministério e “a valorização dos servidores de carreira, além da regulamentação do Sistema Nacional de Cultura; queremos a renovação da lei do Audiovisual, o Programa Nacional Perto de Você/Ancine; emendas parlamentares; editais do Sistema Nacional de Cultura; Programa Cultura Viva e Pontos de Cultura”, entre outros.
 
O fórum, que foi realizado na Biblioteca Nacional de Brasília, reuniu mais de 50 dirigentes e autoridades da cultura representando todas as regiões, estados e municípios. Nesta terça, além da reunião com o ministro da cultura, os dirigentes participaram de uma segunda reunião conjunta para discutir o atual cenário das políticas públicas voltadas à cultura no Brasil.